PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 41168 > 150 ANOS DE SANTOS DUMONT FAROL SANTANDER ABRE MOSTRA EM HOMENAGEM AO PAI DA AVIAçãO

150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Farol Santander abre mostra em homenagem ao Pai da Aviação

Publicado: 2023-07-14 19:04:22
Exposição acontece em São Paulo (SP) e ficará aberta até o dia 15/10

O Farol Santander São Paulo, em parceria com o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) e a Fundação Santos Dumont, inaugurou nessa quinta-feira (13/07), a exposição “Santos Dumont - O poeta inventor”, em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. A mostra fica aberta até o dia 15/10.

O acervo conta com objetos pessoais, itens históricos, fotos, vídeos, maquetes exclusivas, projetos de balões e dirigíveis em escala, além de réplicas em tamanho real de aeronaves, como o Demoiselle e o 14-Bis. Esta última, construída por Alan José Calassa, é apresentada no andar térreo do prédio, suspensa no teto para apreciação dos visitantes. 

Os outros itens da exposição se concentram no 23° e 24° andar do lendário prédio paulistano, que um dia foi o maior e o mais simbólico cartão postal da cidade.

A curadora, Ceres Storchi, comentou sobre a exposição. “Quando recebemos este convite para planejar a mostra, pensamos como Santos Dumont gostaria de ser representado se ele estivesse aqui hoje. Então priorizamos mostrar o desenvolvimento de seus projetos, estudos e trabalhos que possibilitaram os avanços científicos e mecânicos do setor aeronáutico, mas sem deixar de mostrar o homem que ele era, sua personalidade e sua história”, contou.

Estiveram presentes na inauguração os diretores do Banco Santander, membros da Fundação Santos Dumont, o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, entre outros Oficiais-Generais da FAB e convidados. 

O Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, discursou durante a abertura da exposição. “A Força Aérea, em 2023, reverencia o mais ilustre dos brasileiros, com especial distinção, pois o Pai da Aviação verdadeiramente nos deu asas para alçar voos alvissareiros rumo ao domínio do ar, cabendo a todos nós dar seguimento aos horizontes descortinados pela aviação", declarou.

Ainda conforme o Comandante do IV COMAR, a estrutura da Força Aérea se deve ao desenvolvimento da aviação. "Se nossa estrutura é capaz de manter a soberania aeroespacial, de controlar a vasta área de responsabilidade que ultrapassa em milhões de quilômetros quadrados nossos limites territoriais e de integrar os mais longínquos rincões da grande Nação brasileira, devemos ao desenvolvimento da aviação, que é responsável por transformar distâncias infinitas e as mais difíceis barreiras naturais em apenas alguns detalhes para a navegação aérea", destacou.

Fotos: Tenente Mayara / IV COMAR